segunda-feira, 25 de abril de 2011

O papel dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem no ensino a distância.

Em relação à aplicabilidade dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem como ferramenta de suporte educacional no contexto contemporâneo podemos fazer uma breve análise histórica. A informação vem sendo produzida e circulada ao longo da história da humanidade por suportes atômicos desde a madeira, pedra, papiro, papel, corpo na atualidade ela avançou para objetos mais modernos tais como pelos bits, códigos. Assim a novas tecnologias digitais de informação e comunicação se caracterizam pela sua nova forma de materialização.
Nesse sentido um ambiente virtual trata-se de um espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem potencializando assim, a construção de conhecimentos, logo a aprendizagem. Entendemos que aprendizagem como um processo sócio-técnico onde os sujeitos interagem na e pela cultura sendo esta um campo de luta, poder, diferença e significação, espaço para construção de saberes e conhecimento, como afirma Oliveira (2003).
É importante caracterizar os espaços de interação entre professores/tutores e alunos, que utilizam o suporte das TICs e da Rede Mundial de Computadores (WEB) para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Através desses programas computacionais especificamente produzidos para a educação a distância é possível vencer a barreira do conhecimento, pois eles oferecem grandes possibilidades de utilização dos recursos das TICs disponíveis na WEB (teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, blogues, espaços wiki), para efeito de estudos sistemáticos e continuados.
Entre os diversos AVAs existentes destacamos como objeto de estudo, o Moodle que é um Course Management System (CMS), também conhecido como Learning Management System (LMS) ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ele é um aplicativo web gratuito que os educadores podem utilizam na criação de sites de aprendizado eficazes.
Esse AVA é um pacote de software para a produção de sítios Web e disciplinas na Internet. É um projeto em desenvolvimento desenhado para dar suporte a uma abordagem social construcionista do ensino. Nesse aspecto o Moodle distribui-se livremente porque é um software Open Source (sob os termos da Licença Pública GNU. Basicamente significa que o Moodle tem direitos de autor, mas oferece-lhe algumas liberdades adicionais. Pode modificar usar e copiar o Moodle, desde que aceite sempre: Facultar o código fonte aos outros; não modificar nem eliminar a licença e copyrights originais, e aplicar esta mesma licença a qualquer software derivado do mesmo. Consulte a licença para mais detalhes, e se tiver alguma dúvida contacte o titular dos direitos de autor.
Assim as possibilidades de comunicação todos - todos caracterizam e diferem os AVA de outros suportes de educação e comunicação mediadas por tecnologias. Através de interfaces, o digital permite a hibridização e a permutabilidade entre os sujeitos (emissores e receptores) da comunicação. Emissores podem ser também receptores e estes poderão ser também emissores. Neste processo a mensagem poderá ser modificada não só internamente pela cognição do receptor, mas poderá ser modificada pelo mesmo ganhando possibilidades plurais de formatos. Assim o sujeito além de receber uma informação poderá ser potencialmente um emissor de mensagens e conhecimentos.

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